(Sobre o Teatro de bonecos)
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Teatro de Bonecos é uma autêntica manifestação da cultura popular brasileira. Conhecido como mamulengo em Pernambuco e, Casemiro Coco, João Redondo ou Babau em outras regiões do Nordeste, o Teatro de Bonecos faz parte do imaginário nordestino. A brincadeira começa com a montagem de uma espécie de barraca. Em seguida, os participantes ficam atrás da barraca e começa o espetáculo, com os bonecos em cena e a introdução de um texto poético. Além da narrativa, a peça contém elementos surpresa, muitas vezes sugeridos pelo mestre bonequeiro. Normalmente, as sugestões ocorrem a partir de conhecimento prévio sobre o público.
Teatro de Bonecos é Patrimônio Cultural Brasileiro
(Sobre a peça)
“As Aventuras do Vaqueiro Benedito” conta as aventuras de um boiadeiro nordestino e sua esposa que está grávida. Todos os personagens da peça são bonecos fantoches que relembram a cultura nordestina. Outro aspecto marcante é a grande interação com o público, principalmente das crianças, uma das principais características do mamulengo.
Benedito, Margarida e o boi Estrela, fogem da fazenda do Capitão João Redondo. Chegando à cidade, buscam abrigo entre a população. O Capitão os persegue e a todos que se põem em seu caminho. A criança nasce entre lutas e celebrações. Interatividade com a platéia e muito forró encerra o espetáculo, como convém a uma boa brincadeira de mamulengo.
(Sobre o Grupo)
Grupo de teatro de bonecos criado em 2016 por professores de Indaiatuba que, além de levar o teatro de mamulengo para o cotidiano da escola através de realizações de oficinas de mamulengo, faz apresentações em espaços públicos. Buscando sempre valorizar a Cultura Popular Brasileira, perseguimos caminhos que resgatem saberes, com todas as sutilezas e delicadezas, de nossa cultura popular.
Contato: Antônio Leitão
E-mail - augustoaleitao@gmail.com
Facebook - mamulengo vagamundo
Celular(Vivo) – 19-99805-1399