#21 Escola de Capoeira Angola Resistência

 


A Escola de Capoeira Angola Resistência tem suas raízes no Centro Esportivo de Capoeira Angola, criado em 23 de fevereiro de 1941 na cidade de Salvador/BA, sob a liderança do Mestre Pastinha, um dos maiores responsáveis pelo reconhecimento, preservação e instituição de um modelo de organização da capoeira. Com o seu falecimento em 1981, seu aluno João Pereira dos Santos deu continuidade ao trabalho com a Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola.

Em 1987, Mestre Topete ingressa no primeiro núcleo de raízes do CECA no Estado de São Paulo na cidade de Indaiatuba. Em 1989, Contra-Mestre Topete se integra a este núcleo, vindo posteriormente a estabelecer outros núcleos do trabalho de seu Mestre nas cidades de Sumaré, Hortolândia e Campinas. Em 22 de novembro de 2013, é formado à Mestre, por Mestre Bahia, durante o 4º Encontro Cultural de Capoeira Angola.

Desde 14 de maio de 2004, Mestre se faz presente com seu trabalho, no qual recebeu apoio de João Nunes da Costa, presidente da ACCAMP. Em 05 de dezembro de 2013, após quase 10 anos com seu trabalho no Terminal Central de Campinas, é contemplado com um novo espaço, que será liberado após as reformas de revitalização do antigo CEASINHA (Central).



O vídeo apresenta por meio da ladainha e louvações um recorte importante da trajetória de Mestre Topete (Valdisinei Ribeiro Lacerda), sua luta pela vida, sua cultura e resistência. Os cantos corridos são acompanhados por imagens de jogo de vadiação do próprio Mestre com seu aluno Contramestre Léo Lopes, demonstrando a ligação da expressão corporal e movimentos de ataque e defesa com o ritmo e cantigas propostas na roda de Capoeira. No corrido "É hora!" o Mestre registra sua saudade da roda do Gueto, a mais antiga roda de Capoeira na rua do interior paulista, movimento fundado por ele e seus alunos que acontece semanalmente desde 2003, mas que foi impactada devido a pandemia da covid-19. No corrido "Minha Angola é Assim" o Mestre defende sua linhagem de Capoeira, sua origem e fundamentos a despeito de quem diga que sim ou diga que não, seu compromisso é um manifesto de vida. Em "O negro veio de Angola", "Mestre Topete reafirma sua herança africana e a ligação ancestral com seu legado de luta contra o racismo, pela auto valorização e reconhecimento de sua raiz. Em "Abre as portas minha gente" o Mestre encerra deixando o caminho aberto, afinal o povo de Angola chegou!



O dialogo entre os berimbaus na roda de Capoeira Angola é um importante elemento desta cultura, no vídeo Mestre Topete com seu Gunga, berimbau de sonoridade mais grave, responsável pela regência da roda de Capoeira, e seu aluno Contramestre Léo Lopes, com o berimbau Viola, berimbau de tom mais agudo, nos apresentam trechos de algumas conversas entre esses dois instrumentos musicais de suma importância dentro da roda de Capoeira. Em seguida se apresenta o dialogo acontecendo com toda a bateria, a orquestra musical da Capoeira. O ritmo apresentado é chamado de Jogo de Dentro e representando essa faceta musical em dialogo corporal temos trechos do Mestre jogando com seu aluno Trenel Ivan Bonifácio, numa sequencia de quedas de rim e tesouras, clássicos movimentos utilizados neste ritmo da Capoeira Angola que exige sagacidade e leveza.