PROGRAMAÇÃO CULTURAL
- 14h Caixeiras das Nascentes
É uma irmandade formada por mulheres que tem a música sagrada e profana das manifestações populares de raízes brasileira, como forma de partilha e celebração, guiadas pela mestra e artesã da Caixa do Divino Cristina Bueno.
LEVANTAMENTO DO MASTRO: É um ritual de cantos e toques conduzidos pelos pedidos aos Santos Juninos ao pé do Mastro, dando um nó nas fitas conforme a antiga tradição de festas de arraiais.
- 14:30h Samba de Bumbo Nestão Estevam
O Samba de Bumbo é uma manifestação afro-brasileira caipira típica do Estado de São Paulo e com grande expressividade em Campinas, também presente em Pirapora de Bom Jesus, Tiete, Santana do Parnaíba, Salto, Vinhedo e São Paulo – capital. É uma das principais manifestações de batuques, danças e cantorias de autenticidade e identidade negra paulista, levando em consideração que a sua criação, desenvolvimento e prática partiu dos afrodescendentes instalados nos perímetros rurais e urbanos campineiros. Uma manifestação cultural e tradicional da cidade de Campinas, sendo reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade.O Samba de Bumbo também é conhecido como Samba de Roda, Samba Grosso, Samba Caipira e Samba Rural Paulista.
- 15h Escola de Capoeira Angola Resistência
A Escola de Capoeira Angola Resistência é uma organização popular de caráter cultural fundada em 09 de setembro de 2009, por Valdisinei Ribeiro Lacerda, mundialmente conhecido como Mestre Topete. Mestre da Cultura popular que completa este ano 30 anos de dedicação a Capoeira Angola. Realiza há 16 anos, no Terminal Central de Campinas, a famosa roda do Gueto, roda de Capoeira consagrada como um dos cartões postais da cultura de Campinas. Além da sede situada tambem no Terminal Central, sua escola tem núcleos em Barão Geraldo, Hortolândia, Pirassununga, Sul de Minas Gerais e no interior do Mato Grosso do Sul. Na sede do Urucungos, a Escola é representada pela Trenel Gabriela Pardim, com aulas às terças feiras das 19h às 21h.
- 16h Grupo Folia na Cidade
O grupo criado em 1998 surgiu a partir das aulas do curso de Danças Brasileiras ministrado pela Caixeira Inês Vianna no SESI Campinas. Representou o SESI por mais de 10 anos apresentando-se nos mais variados espaços, sendo agora um grupo independente. Em seu repertório Bumba Meu boi, Baralho, Caroço, Cacuriá, Lelê; dentre outros.
Teatro: O Desejo de Catirina
A peça conta a história do casal Chico e Catirina, que são empregados de uma fazenda. Catirina, grávida, tem desejo de comer a língua do boi preferido do patrão, convencendo seu marido a matá-lo. Ao descobrir tudo, o patrão tenta vários caminhos para trazer de volta o seu boi querido.
- 17h Mana Dinga com um samba forrozeado
Inspirada nas vivências que as mulheres do grupo tiveram com o Samba, a iniciativa tem por objetivo dar às sambistas mulheres de Campinas seu protagonismo, promovendo a união das mulheres, aumentando trocas culturais e fortalecendo a divulgação e a valorização da força feminina no samba.
- 18h Coco de Yiawarete
Coco do Yiawarete, o grupo se dedica ao estudo e apresentação do Coco de Roda, ritmo afrobrasileiro com mais de 300 anos de tradição, ritmo de alegrias, encantos e RESISTÊNCIA. repleto de música, verso improvisado e dança. Composto pelos músicos Niel Braga, Akiza Gonzaga, Sulamita Gonzaga, Tiago Liu, Rodrigo e Guga.O Coco do Yiawarete é um grupo artístico de pesquisa e prática do" Coco de Roda" ou "Samba de Coco".
O Coco é uma Tradição Afro brasileira muito praticado no nordeste brasileiro, fortemente ligado as questões identitárias de comunidades tradicionais tanto no meio rural quanto urbano. tem se feito presente no sudeste devido ao forte fluxo migratório. Trata se de um folguedo popular, cuja brincadeira envolve música tocada por canto e percussão onde os participantes dançam em roda.
Nossa pesquisa consiste em identificar, conhecer e estudar os cantos, a forma de cantar, os toques e técnicas, assim como as danças de diversos tipos de Coco de diferentes comunidades. A partir desse material desenvolvemos um repertório artístico e lúdico, que busca através do canto e da dança sensibilizar o público para questões da diversidade cultural brasileira, assim como o combate a xenofobia e ao racismo. Além da coletânia tradicional também faz parte do repertório Cocos de autoria do grupo.
- 19h Daniela Cordelista
Dani Almeida é poetisa, cordelista,contadora de histórias, jornalista, produtora cultural e escritora. Nascida no Ceará, radicada em Pernambuco e residente na cidade de Campinas-SP, herdou do seu avô, Euclides Nascimento, o gosto pela literatura de cordel, segmento onde atua há mais de 10 anos.
Realiza oficinas sobre literatura de cordel e espetáculos de contação de histórias em projetos culturais e educacionais. Também elabora cordéis por encomenda para casamentos, formaturas e homenagens biográficas. E escritora de crônicas, biografias e poesias.
É autora de oito títulos em literatura de cordel. E apresentará, no arraial: ‘Branquinha, a Cabrita Encantada’ e ‘O Romance da Vaca Estrela e o Boi Fubá em Cordel’.
- 20h Tambor de Crioula
Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira do Maranhão que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Essa manifestação envolve numa dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.
- 21h Arrumadinho de Forró
Marininha (zabumba), Preta (voz) e Leandro (sanfona)
********************
EXPOSITORES
Oyá-ò! Estética preta
Oyá-ò! Estética preta é um trabalho afroorientado e autoral de produção de vestuário e acessórios.
Utilizamos tecidos vindos do continente africano, basicamente de Angola. Desejamos, através do nosso trabalho, divulgar a estética não eurocêntrica por meio dos tecidos africanos, como também apresentar a composição negra na matriz do vestuário, fortalecendo aspectos da negritude no tecido social brasileiro.
Djumbo
Djumbo é uma conceituada grife de Campinas, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado da moda com seus produtos diferenciados e suas modelagens que proporcionam o melhor caimento em homens e mulheres brasileiros.
Ateliê Karla Angelina
O Ateliê Karla Angelina teve inicio em 2016 com o objetivo de trazer produtos para facilitar e embelezar nosso dia a dia. Entre e fique à vontade e qualquer dúvida é só enviar uma mensagem que iremos auxiliar. São produtos exclusivos feitos a mão com muito carinho e dedicação. Trazemos também produtos em tecido africano, que são tecidos lindos com cores maravilhosas.
Bordados da Dani
Bordados personalizados em toalhas escolares, toalhas de banho e lavabo, panos de copa, enxoval para bebês (fraldas, mantas...). Letras personalizadas, personagens infantis e emblemas de times... Alegre sua casa, presenteie quem você ama .. bordados com lindo acabamento.
Butique da Nêga
A Butique da Nêga de Renata Braz, é uma marca de turbantes e acessórios voltados para a cultura afro. As peças são desenvolvidas com material reaproveitado, tecidos e cores, proporcionando beleza e originalidade. Turbantes, bonecas de biscuit e Abayomi.
L' Ethnic Bijoux
L'ethnic Bijoux é uma marca de Bijuterias personalizadas, assinada por Ana Ñbandi desde 2010. Trata-se de um trabalho de pesquisa tridimensional transformado em paixão e em objetos para adorno corporal. A Missão de L'ethnic Bijoux é evidenciar a beleza feminina através de suas peças e resgatar raízes africanas na sua concepção estética.
Aurea Arte em Tecidos
Neste ateliê as roupas são produzidas de forma artesanal, com a proposta de serem atemporais. Utilizamos tecidos diferenciados e retraços têxteis, imprimindo na roupa a marca para sustentabilidade.