#16 Coco do Yiawarete




O “Coco do Yiawarete” é um grupo musical que se dedica ao estudo e apresentação do coco de roda, ritmo afro-brasileiro com mais de trezentos anos de tradição. No som do grupo, destacam-se o arranjo de vozes e a forte presença da percussão tradicional, com o bombo de macaíba, pandeiros, maracas, mineiro, ilú e matracas. Roda de coco com Niel Braga, Akiza Gonzaga, Sulamita Gonzaga, Tiago Liu, Rodrigo Cardoso, Guga Cacilhas e Deivison Santana.

Fonte: https://cartacampinas.com.br/2019/12/vozes-e-percussao-se-misturam-no-coco-de-roda-do-grupo-coco-do-yiawarete/





Aboio

O Aboio uma forte tradição do sertão nordestino tem suas origens em cantos entoados pelos vaqueiros para conduzir o gado pela Caatinga. Com o tempo se tornou um gênero musical usado em festas, procissões, desafios de poesia improvisada, cantos de trabalho, curas e até velórios. O Coco do Yiawarete tem usado o Aboio para pedir licença aos ancestrais, aos mestres, santos e divindades para abrir sua roda de Coco.


Hoje tem coco

É costumeiro e educado que ao abrir uma roda o Coquista, Cantador ou mestre de Coco se apresente e peça licença, assim como quando se entra em uma roda pela primeira vez. Yiawara Coco diz quem é o Coco do Yiawarete e que o grupo chegou. Hoje tem Coco pede a licença pro grupo fazer sua brincadeira.