#15 Maracatucá

O Maracatucá! desenvolve atividades de pesquisa, ensino e divulgação do Maracatu de baque virado. O grupo está aberto a pessoas de qualquer área que se interessem pelas manifestações populares da cultura brasileira.O Maracatucá! tem optado por divulgar o maracatu através de oficinas gratuitas de dança, baques e loas: sábados, das 10:00 às 12:00 horas. Local: Centro Cultural Casarão ( www.centroculturalcasarao.wordpress.com )

Texto retirado do facebook do grupo, disponível em:


Meu Maracatucá

Neste vídeo apresentamos a loa inédita “Meu Maracatucá”, escrita por Rafael  D’Alessandro, representando o momento mais atual do grupo. Devido à  pandemia, o grupo não teve a oportunidade de estrear a loa em uma apresentação presencial, então achamos uma ótima oportunidade para  trazermos ela a público por meio deste projeto. A loa é uma homenagem a  Xangô, Yemanjá, ao mar e ao grupo Maracatucá.



Quem vem lá

Neste vídeo apresentamos duas loas que marcaram os anos iniciais do Maracatucá, fundado em 2008, homenageando todas as batuqueiras e  batuqueiros responsáveis por darem vida ao grupo. Tanto a primeira loa, “Quem  vem lá?”, escrita por nossa mestra Glória Cunha, como a segunda, “Maracatucá  que chegou”, escrita por Mariana Ramapazzo, possuem a função de apresentar  o grupo, os instrumentos, mostrar o que tocamos e para quem tocamos; sempre  saudando e homenageando os Orixás, cantando a história e tradição Nagô.