#14 Folia na Cidade



O grupo de Teatro e Danças Populares criado em 1998 surgiu a partir das aulas do curso de Danças Brasileiras ministrado pela Caixeira Inês Vianna no Núcleo de Artes Cênicas no SESI Campinas. Representou o SESI por mais de 10 anos, apresentando-se nos mais variados espaços, tornando-se depois um grupo independente. No repertório Bumba Meu boi, caroço, cacuriá; dentre outros.  

(LINK VIDEO 1)

O coco encantou o Folia na Cidade

Neste vídeo contamos um pouco da história do Coco nos versos de um Cordel, homenageando este ritmo que nos acompanha desde a fundação do grupo,  nas festas e apresentações. O Coco é uma dança e um ritmo nordestino tradicional, provavelmente surgido num quilombo; marcado pelo bater das palmas ou dos tamancos, a depender do estilo.


(LINK VIDEO 2)

Cacuriá

A dança do Cacuriá tem origem nas Festividades da Festa do Divino no Maranhão, no momento da Derrubada do Mastro onde as Caixeiras fazem o Carimbó das Caixeiras para relaxar  depois de cumprida a missão  do toque de Caixas, durante todo o ritual sagrado do Divino . É uma dança lúdica e integrativa com coreografias simples, onde todos brincam sem distinção de idade.