#13 Caixeiras das Nascentes

 


Tradicional no Carnaval de Barão Geraldo (Campinas/SP), o bloco foi fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto aos grupos de Campinas Caixeiras da Guia e Caixeiras das Nascentes com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar com alegria, tranquilidade e liberdade, como nos antigos carnavais.

Cris Bueno é artesã de Caixa do Divino, Percussionista, Arte Educadora e Pesquisadora de Manifestações Populares Brasileiras de Raiz.

O bloco resgata dois momentos tradicionais dos antigos Carnavais: a rua e o salão. O primeiro é um cortejo em volta da Praça com foliões e bonecas gigantes acompanhada de marchinhas autorais especialmente para elas. O segundo momento é caracterizado pela brincadeira num salão enfeitado com confetes e serpentinas, animado pelas Boneconas e a Banda das Caixeirosas que toca marchinhas, frevos e sambas tradicionais.

Fonte: https://www.facebook.com/groups/322569827847034/ (Página oficial do Grupo)


Caixeirosas Junina é uma festa realizada pelas Caixeiras das Nascentes em homenagem aos Santos Juninos proporcionando um espaço dedicado à toda a família, em especial às crianças, trazendo para a praça mais uma tradição, mantendo vivas as músicas e brincadeiras tradicionais das festividades juninas da cultura popular brasileira. Neste vídeo apresentamos o momento da Ciranda dos Desejos, onde após o levantamento do Mastro as pessoas fazem seus pedidos dando um nó em uma das fitas presas ao Mastro.



As Caixeirosas é um Bloco Tradicional de rua de Barão Geraldo (Campinas/SP) fundado em 2006 pela artista Cristina Bueno junto a Caixeiras de Campinas; com o objetivo de proporcionar, em especial às crianças, um espaço onde possam brincar o carnaval com alegria, tranquilidade e liberdade como nos antigos carnavais. O Bloco a cada ano apresenta uma boneca gigante nova; a boneca que apresentamos neste vídeo é a “Catirina”, que vem acompanhada do Bumba Meu Boi. Catirina está grávida e tem desejo de comer língua de boi, mas não é de qualquer boi, é o boi preferido do patrão. E agora? E agora?