#03 Matriarca Luisa Benedita e Movimento Cultural Nhô Arruda

 


Nas margens do Rio Tietê, na cidade de Porto Feliz-SP, nascia nossa Matriarca dona Iracema de Arruda Moraes (registro de nasc. 1928), vem nos transmitindo o que seu pai Nhô Rogério de Arruda Moraes, (registro de nasc. 1885) carregava, como: a bioconstrução, agricultura e os Batuques. Em sua trajetória a Tata Iracema, percorre as cidades da margem do rio Tietê onde continua vivenciando o Samba, até chegar em Campinas, carregando e transmitindo os valores tradicionais. 


Luisa sua filha, Ivani sua neta, Robson seu bisneto e Pedro seu tataraneto ao longo de 30 anos mergulham neste processo de salvaguarda e fortalecimento cultural dentro do ponto de cultura Urucungos, Puítas e Quijengues. 


Hoje, o Movimento Cultural Nhô Arruda, conduzido por Robson Nhô Arruda, 5ª geração de batuqueiro, criado no Urucungos, onde foi único batizado, pela coletiva de Mestres e Matriarcas representantes dos batuques do interior-SP, para dar continuidade, legado deixado pela Raquel Trindade ao grupo, fundado em 1988, desde então mantém as manifestações culturais de matriz africana: bumba meu boi, jongo, maracatu, coco, baião... Legado deixado em 2014 pelos padrinhos: Mestre Alceu, Comunidade de Vinhedo “Samba de Roda da Dona Aurora” e Dona Maria Ester de Pirapora, para dar sequência ao Samba de Bumbo, manifestação cultural tradicional religiosa, que surge nas fazendas de café do interior paulista, realizada pelos negros escravizados desde o século XIX, tombada como Patrimônio Imaterial, por correr risco de extinção. 

Nós do Movimento Cultural Nhô Arruda, atuamos transmitindo em oficinas, vivências, contação de histórias, brincadeiras, toques, danças e cantigas populares em instituições educacionais, espaços culturais, comunidades quilombolas, urbanas e rurais, em eventos nos bairros periféricos e assentamentos. 



A Matriarca Luisa Benedita Arruda, do Movimento Cultural Nhô Arruda, que nasceu no carnaval, durante um desfile dos Cordões Carnavalescos quando sua mãe era a Porta-Bandeira do bloco, em Capivari-SP (1952) conta e canta algumas de suas composições, batuques que sua família cultua à  gerações!




A Família Arruda, narra Contos e Cantos do Samba!, no Quilombo Cultural Nhô Arruda, gerações que vem mantendo as tradições dos Batuques, do Samba e o Bumbo!