#11 Teatro Popular Solano Trindade

 


O TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE - TPST - foi fundado em 1975 pela Artista plástica, coreógrafa e folclorista Raquel Trindade – A Kambinda, na cidade de Embu das Artes, Estado de São Paulo, como continuidade das atividades do TEATRO POPULAR BRASILEIRO, criado em 1950, pelo poeta, folclorista, teatrólogo e artista plástico Solano Trindade, pela coreógrafa e terapeuta ocupacional Maria Margarida da Trindade e o sociólogo e historiador Edson Carneiro, no Estado do Rio de janeiro.

O TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE tem o objetivo de preservar e promover a cultura popular no Brasil, através das artes plásticas, da dança, do teatro e da literatura. O nosso repertório é composto por Maracatu, Coco de Alagoas e Pernambuco, Samba Lenço Rural Paulista, Cafezal, Lundu Colonial, Jongo Mineiro, Jongo Fluminense, Jongo da Serrinha, Ciranda, Guerreiro de Alagoas e Pernambuco, Bumba Meu Boi, Ritmos dos Orixás, entre outros ritmos da cultura popular brasileira.

Nesses 37 anos de trabalho o TEATRO POPULAR SOLANO TRINDADE já realizou apresentações nos SESC’S de São Paulo e Interior, organizações governamentais e não governamentais, universidades, centros culturais, comunitários e praças públicas. O Teatro Popular Solano Trindade, atende também a pesquisadores interessados na cultura afro brasileira e formou arte educadores que atuam dentro e fora do país.


Texto extraído do perfil do teatro no Facebook: https://pt-br.facebook.com/pg/teatropopularsolanotrindade/about/?ref=page_internal





Teatro Popular Solano Trindade interpreta o poema Contrastes, de Francisco Solano Trindade (1908-1974).



Teatro Popular Solano Trindade interpreta o poema Maracatucar, de Francisco Solano Trindade (1908-1974).