#05 Mestre Griô Marquinhos Simplício e Centro Cultural Crispim Menino Levado

   


O Centro Cultural Crispim Menino Levado, localizado na Estação Cultura,Praça Marechal Floriano s/n Centro Campinas - SP CEP: 13013-120 sala da Salvaguarda da Capoeira de Campinas, é a sede do grupo coordenado pelo Mestre Marquinhos Simplicio que foi criado em 1978 e desde de então vem se dedicando ao ensino da capoeira Angola,Tiririca,Samba de Bumbo e da cultura popular,tradição oral. nos mais diferentes espaços de formação. Bem como, a garantia dos direitos da criança e adolescentes e da comunidade negra.

O grupo foi fundado por Marcos Simplicio ou “Mestre Marquinhos” como é mais conhecido. Negro nascido em Campinas, na Vila Marieta em 23 outubro 1958, Mestre Marquinhos foi formado por mestre Juvenil Gripp, o mestre Ju, na “Academia de Capoeira Angola e Regional Círculo Fechado”. Em 2004 o Crispim Menino Levado realizou o “I Seminário da História da Capoeira em Campinas”, com o propósito de debater e divulgar os aspectos da cultura afro-brasileira na cidade.

Dessa ação, gerou-se a “Roda do Conhecimento” com o intuito de discutir a história da cultura negra e popular de Campinas, que vem ocorrendo pelo menos três vezes por ano. Além dessa ação, o Mestre Marquinhos e o grupo Crispim Menino Levado integram a Ação Griô Nacional, uma rede que integra 130 pontos de cultura e 600 instituições de ensino com missão instituir uma política nacional de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral, em diálogo com a educação formal, para promover o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.


Texto extraído do perfil do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/pg/crispinmeninolevado/about/?ref=page_internal



“Encanto e Magia” mostra através do toque e do canto o fundamento da roda da Capoeira Angola os angoleiro aguardo  para jogar  o Mestre começa a  canta uma ladainha ou lamento que  através de uma história faz a introdução em  seguida canta o  chamado canto de entrada onde todos os instrumentos entram e toca acompanhado pelo coro e por último entra ocorrido canto no qual o jogo da Capoeira Angola se inicia e através do corrido cantado o mestre dá o ritmo e a situação do jogo numa linda narrativa. 


“Batuque dos Engraxates: Podemos ver o ritmo os instrumentos e objetos usados para fazer o  batuque e através do canto  podemos sentir, ouvir viajar no tempo e visualizar, locais pessoas e história da Tiririca num ritmo contagiante desse nosso samba paulistano.