#06 Mestre Bene Moraes & Grupo de Danças Populares Savuru

 




Desde a sua criação em 1975 como “Grupo Pé de feijão”, o Grupo de Dança e Teatro  desenvolve ações na região central e em diversas áreas da periferia de Campinas, resgatando elementos importantes da cultura afro brasileira como o samba-lenço, o jongo, o carimbó, o coco, além de teatro popular, capoeira e sarau.


Referência: PLACIDO, Vera Lúcia dos Santos (org.) Cartografia Social das Comunidades Afrodescendentesde Campinas, SP. Fascículo IV: SAVURU: Do Grupo ao Movimento. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, vol. 4. n. 04, junho de 2018.





Neste vídeo o Grupo de Dança e Teatro Savuru nos apresenta um pouco de jongo, uma das manifestações da cultura popular que o grupo se dedica a estudar, preservar e difundir.  O jongo é uma manifestação de origem africana presente na região sudeste do Brasil. No vídeo o grupo demonstra um pouco de Jongo mineiro e um pouco de Jongo Carioca.



Neste vídeo o Grupo de Dança e Teatro Savuru nos apresenta um pouco de cacuriá, uma das manifestações da cultura popular que o grupo se dedica a estudar, preservar e difundir. O Cacuriá é uma manifestação maranhense, associada a Celebrações da Festa do Divino e às festas juninas. O grupo Savuru traz no repertório as músicas: Jabuti e Jacaré Poiô, composições de Dona Tetê, e Varre Sinhá composição de Henrique Menezes.